Mas onde melhor a cultura Rasta se propagou foi na música, como o Reggae. A origem do Reggae é o Ska, um ritmo acelerado com instrumentos de metal, oriundos da música negra americana dos anos 50 e 60. Da metade para o final da década de 60, o Ska se tornou mais lento, dando origem ao Rocksteady. OS metais deixaram de ser os instrumentos que marcavam a música, e em seus lugares foi inserida a percussão africana com a batida da guitarra num estilo Rock.
Esse ritmo a partir do inicio da década de 70 passou a ser mais lento ainda e com outro nome, agora o Reggae. A maioria dos cantores de bandas famosas da Jamaica passaram por esses três estilos de ritmos, entre elas os "Wailers", considerados os profetas musicais pelos Rastas.
A indústria fonográfica jamaicana teve um avanço incrível nas décadas de 60 e 70, apenas pelo fato de várias bandas e cantores, todos Rastas, aparecerem no cenario musical. O Reggae é tido pelos próprios Rastas como sendo a música de Jah (Deus), primeiro por ter a mesma batida do coração e depois pelas mensagens, com letras principalmente de carácter religiosos e de protesto racial e politico.
"RIVERS OF BABYLON"
The Melodians ( Adaptado do salmo 137:1)
By the rivers of Babylon,
Where we sat down,
And there we wept
When we remembered Zion
Carried us away in captivity,
Required from us a song,
How can we sing
King Alpha's song
Inna strange land?
So, let the words
Of our mouth and the meditation
Or our heart
Be acceptable in Thy sight
OH FARI I !
Zimbabwe Dread
Earthman Connection
http://sharebee.com/9efece63
Nenhum comentário:
Postar um comentário