Reggae

Chegando o final da década de 60, muitos Rastas se vira, em condições de extrema pobreza, banidos economicamente do sistema capitalista. Em sua maioria, os Rastas procuram se manter finaceiramente através da arte, em especial o artesanato. É bem reconhecida a habilidade dos Rastas em esculpir peças de motivo africano: como máscaras, estátuas e símbolos bíblicos.
Mas onde melhor a cultura Rasta se propagou foi na música, como o Reggae. A origem do Reggae é o Ska, um ritmo acelerado com instrumentos de metal, oriundos da música negra americana dos anos 50 e 60. Da metade para o final da década de 60, o Ska se tornou mais lento, dando origem ao Rocksteady. OS metais deixaram de ser os instrumentos que marcavam a música, e em seus lugares foi inserida a percussão africana com a batida da guitarra num estilo Rock.

Esse ritmo a partir do inicio da década de 70 passou a ser mais lento ainda e com outro nome, agora o Reggae. A maioria dos cantores de bandas famosas da Jamaica passaram por esses três estilos de ritmos, entre elas os "Wailers", considerados os profetas musicais pelos Rastas.
A indústria fonográfica jamaicana teve um avanço incrível nas décadas de 60 e 70, apenas pelo fato de várias bandas e cantores, todos Rastas, aparecerem no cenario musical. O Reggae é tido pelos próprios Rastas como sendo a música de Jah (Deus), primeiro por ter a mesma batida do coração e depois pelas mensagens, com letras principalmente de carácter religiosos e de protesto racial e politico.

"RIVERS OF BABYLON"
The Melodians ( Adaptado do salmo 137:1)
By the rivers of Babylon,
Where we sat down,
And there we wept
When we remembered Zion
Carried us away in captivity,
Required from us a song,
How can we sing
King Alpha's song
Inna strange land?
So, let the words
Of our mouth and the meditation
Or our heart
Be acceptable in Thy sight
OH FARI I !

Zimbabwe Dread

Earthman Connection
http://sharebee.com/9efece63

Nenhum comentário: